(62) 3282-2232 (62) 3282-1489 (62) 99367-3179 (Wpp - CLARO) (62) 98202-4246 (Wpp - TIM)

Implementos

Implementos em madeira para uso em apiários

Conheça abaixo parte dos implementos em madeira utilizados em apiários comercializados pela Cia da Abelha

ALIMENTADOR DE COBERTURA

Colocado sobre o ninho ou a melgueira serve para aplicação simultânea de xarope e ração para as abelhas nos períodos de fome e escassez. Á tampa encaixa normalmente por cima do alimentador, permitindo uma alimentação individualizada.

CAIXA ISCA DE MADEIRA

Caixa utilizada para captura de enxames. Conta com os 5 quadros padrão para ninho. O feromônio para atração de enxames de abelhas, quando colocado, permite a atração de enxames de abelhas no campo.

CAIXA ISCA DE PAPELÃO

Caixa utilizada para captura de enxames, assim com a de madeira. Não acompnha os quadros para ninho o feromônio para atração de enxames de abelhas, quando colocado, permite a tração de enxames de abelhas no campo.

CAIXILHOS PARA PRODUÇÃO E VENDA DE MEL NO FAVO

Implemento para encaixe no quadro de melgueira. As abelhas constroem o favo no caxilho. Na colheita o favo sai inteiro no caixilho permitindo a venda de mel em favos. Existem caixilho de tamanho para encaixe de 3 deles no quadro de melgueira e caixilhos para encaixe de 2 deles no quadro de melgueira.

COLETORES INTELIGENTES DE PRÓPOLIS

Podem ser de ninhos, melgueiras ou núcleos onde frestas com ripas permitem uma abertura maior ou menor nas laterias da peça. As abelhas, sentindo a abertura, fecham as frestas com própolis visando proteger o interior da colméia.

COLETOR DE PÓLEN TIPO MELGUEIRA

Colocado sobre o ninho e com o alvado da colméia tampado permite a passagem da abelha. Ao se deparar com uma placa furada a abelha passa por ele raspando sua corbícula com pólen. O pólen cai, então em um compartimento dentro do coletor, permite a coleta pelo apicultor.

COLETOR DE PÓLEN "TTA": TIPO TROPICAL AFRICANIZADO

Colocado no alvado da colméia permite a passagem da abelha. Ao se depara com uma placa furada (tampa) a abelha passa por ele raspando sua corbícula com pólen. O pólen cai, então em um compartimento dentro do coletor, permite a coleta pelo apicultor.

MELGUEIRA ESPECIAL PARA NÚCLEO

Alça para produção de mel específico para melgueira. Normalmente é colocado nos casos onde o apicultor não pode, naquele momento passar o núcleo para o ninho padrão. O apicultor, então coloca a melgueira de núcleo para impedir possíveis enxameações da família sem espaço no núcleo.

TÁBUA PARA INCRUSTAR CERA EM QUADROS

Tábua que serve de apoio ao quadro de ninho ou melgueira, quando estes estão sendo preparados pelo apicultor com a colocação de cera alveolada. Esta tábua permite o apoio do quadro para que se possa incrustar o arame do quadro na cera.

TÁBUA PARA PRODUÇÃO DE FAVOS DENTRO DE VIDROS

Trata-se de uma tampa furada que permite o encaixe de potes de vidro padrão de 800gr de cabeça para baixo. Nas floradas, as abelhas ficando sem espaço, entram para dentro dos potes e constroem os favos de mel dentro dos potes. Estes potes são, então, encaminhados para comercialização de favos de mel já construidos dentro dos potes.

TELA EXCLUIDORA DE RAINHAS

Trata-se de uma grade que permite somente a passagem das operárias para as melgueiras. Limita, dessa maneira, o espaço de postura da rainha ao ninho. Recomendamos, por experiência própria a utilização da tela, por cima de 2 ninhos, para que não falte espaço para a postura da rainha e assim não ocorra enxameações não desejadas da colônia.

TAMPA DE ESCAPE INVERTIDO PARA MELGUEIRAS

Esta tampa deve ser colocada entre o ninho e as melgueiras cheias de mel 24 horas antes da colheita. As abelhas, no caminhar natural delas dentro da colméia passarão ao ninho através da tela, mas não conseguirão retornar a melgueira. Com isso, no ato da colheita consegue-se reduzir o volume de abelhas nas melgueiras a serem coletadas em mais de 90% e consequentemente a sua defensividade.

COLMÉIA DE 1 QUADRO COM VISOR DE VIDRO

Trata-se de uma colméia especial onde sua parede é de vidro, permitindo a colocação de 1 quadro de ninho e 1 de melgueira com abelhas trabalhando para visualização ao natural pelo apicultor. Normalmente é usado em feiras especiais onde o público consumidor pode averifuar o trabalho das abelhas otimizando assim a venda de produtos das abelhas àquele consumidor.

TELA DE TRANSPORTE DE NINHO

Trata-se de uma tampa telada permitindo a passagem de ar para as abelhas no ato do transporte. Todo transporte de colméias com tempo superior a 30 minutos de reclusão para as abelhas esta tela deve ser usada para que as abelhas não morram asfixiadas dentro da colméia.

TELA DE ESCAPE INVERTIDO DE ALVADO DE NINHO

Trata-se de uma tampa telada com escapes invertidos que deve ser acoplada no alvado da colméia para transporte de abelhas. As campeiras entram pelo escape, mas não conseguem sair. Ao final de 2 horas da tampa colocada o transporte pode ser efetuado durante o dia, com 100% das abelhas reclusas na colméias. Esta tampa deve ser usada juntamente com a TELA DE TRANSPORTE DE NINHO.

Veja mais acessórios para seu apiário