(62) 3282-2232 (62) 3282-1489 (62) 99367-3179 (Wpp - CLARO) (62) 98202-4246 (Wpp - TIM)

Apicultura - Investimento

Prezado(a) aspirante a apicutor(a)

A listagem de materiais abaixo contempla a apresentação de 03 grupos, a saber, grupo 1 que corresponde aos materiais necessários para cada colméia acrescida ao apiário. O grupo 2 contempla os materiais necessários para a colocação da cera alveolada nos quadros e o grupo 3 corresponde aos materiais que fazem parte do kit de segurança do apicultor. Os demais grupos dizem respeito aos materiais necessários de serem adquiridos ao longo da caminhada apícola com o passar dos anos.

Erradamente, provavelmente por falta de conhecimento mais profundo da atividade instituições como EMATER, SENAR, SEBRAE, fundações diversas e ONG´s das mais diferentes áreas de atuação e que trabalham de alguma forma o segmento apícola apresentam listagens imensas (a grande maioria de materiais inúteis para quem está iniciando) para quem deseja começar a atividade inviabilizando a atividade do aspirante a apicultor. A listagem abaixo pode sim sofrer variações de região para região, assim como o tempo médio para a aquisição dos mesmos, mas passa a ser um importante subsídio para quem deseja ter uma noção bem próxima do real daquilo que necessita para a implantação de um apiário.

Nenhum dos materiais estão listados os preços dos mesmos, posto sofrem enorme variação de preço de região para região.

Acessando nossa loja você terá acesso a nossa listagem de preços e poderá localizar cada item descrito no material montando assim um orçamento próximo do real para o investimento inicial de sua atividade. Caso deseje dar preferência para nossa empresa para aquisição dos materiais peça um orçamento personalizado por e-mail listando os materiais e as quantidades que deseja adquirir. Temos descontos progressivos de acordo com o total do faturamento, além de modalidades de parcelamento em até 6 x sem juros.

Participando dos nossos cursos de apicultura você tomará detalhamento de todo o PLANO DE NEGÓCIOS: investimento inicial, custos fixos e variáveis, projeção do tempo de retorno de investimento, de maneira tornar mais segura e certeira sua decisão de começar a criar abelhas.
Independente, entretanto de apresentar planilhas e mais planilhas o ideal é que o apicultor comece com um máximo de 5 colméias para que possa dar-se o trabalho de aprender, errar e assim aprender com os erros para então possuir subsídios para adiministrar 100, 200, 500 colméias ou mais!

Grupo 1 - Material necessário para 1 colméia

» 01 núcleo - caixa isca de captura e transporte com 05 quadros
» 01 colméia langstroth completa: 01 fundo, 01 ninho, 01 melgueira, 01 tampa, 10 quadros de ninho e 10 quadros de melgueira
» 03 melgueiras avulsas
» 01 suporte para colméia
» 01 cobertura para colméia
» 02 kg de cera alveolada
» 05 kg de ração em pasta ou em pó
» 01 família de abelhas (não é necessariamente próprio comprar, podem ser adquiridas por caixas iscas, capturas na natureza e divisão artificial)
Cada colméia acrescida ao apiário necessitará de um investimento da ordem dos materiais acima.

Grupo 2 – Material para colocação de arame e cera alveolada nos quadros

» 01 carretilha pra incrustar cera em quadros
» 01 tábua para incrustar cera em quadros
» 01 caneco soldador (para soldar cera quente de abelhas nos quadros)
» 01 esticador de arames em quadros
» 01 kg de arame galvanizado nº 22
» 200 gr de cera bruta de abelhas
» 01 limpador de ranhuras (para limpar a ranhura onde vai a cera alveolada de quadros já usados por abelhas)
(Estes são os materiais para colocação de cera em quadros. Você irá adquiri-los apenas 1 vez. A boa conservação destes materiais determinará uma nova compra ou não dos mesmos)

Grupo 3 – Material de proteção em apiários

» 01 macacão com máscara e chapéu acoplados
» 01 par de luvas de proteção
» 01 par de botas brancas cano médio
» 01 fumigador grande
» 01 formão apícola em aço para manejo dos quadros com abelhas
(Estes são os materiais de proteção junto as abelhas. Não subestime a sua mansidão ou agressividade. Use material completo)

Atenção: Este investimento não precisa ser feito de uma vez. A aquisição dos materiais ocorrerá de acordo com a situação do crescimento das colméias e do desenrolar do calendário apícola.

Grupo 4 - Adquira os materiais abaixo quando atingir o número mínimo de 15 colméias instaladas ou quando as colméias estiverem prontas para primeira colheita de mel após em média 1 ano da implantação do apiário.

» 03 Coletores de pólen modelo de alvado ou melgueira
» 03 coletores de própolis modelo melgueira, ninho ou núcleo
» 01 Centrífuga 8 quadros aço inox manual
» 01 Mesa desoperculadora 16 quadros aço inox
» 02 Balde para receber mel da centrífuga cap 25 kg aço inox
» Decantador 110 quilos aço inox
» Peneira aço inox para filtrar mel

Os demais materiais sejam eles para produção de outros insumos seja equipamentos em aço inox de maior porte para beneficiamento de produtos devem ser adquiridos a medida que o crescimento dos apiários forem acontecendo, sempre pautando pela relação custo-benefício das peças.

Estamos prontos para orientá-lo quanto ao melhor investimento, qual o melhor material ou equipamento para ser adquirido entre outros.

Um bom planejamento significa seguir um caminho certo. Traçar perspectivas. Avaliar os riscos e apurar com segurança os lucros. Projetar a expansão do negócio apícola, bem como avaliar com segurança o momento de recuar na caminhada.