(62) 3282-2232 (62) 3282-1489 (62) 99367-3179 (Wpp - CLARO) (62) 98202-4246 (Wpp - TIM)

Cia da Abelha - Notícias

9 - A SAFRA DE MEL 2017




INFORMATIVO CIA DA ABELHA 05/2017. TEMA: SAFRA DE MEL 2017

Olá amigos.
Os trabalhos envolvendo a preparação das colméias para a safra estão finalizados e as colônias de vento em popa para uma grande safra de mel, se Deus quiser. Todo o Sudeste tropical, o centro Oeste, e parte da região norte estamos iniciando a safra que começa agora e se estende até o dia 30 de Outubro.

50% DE TODO O PROCESSO PRODUTIVO SE CONCLUI COM O MANEJO PRÉ-SAFRA. OS OUTROS 50% FICAM NAS MÃOS DE DEUS:  ENVIAR FLORAÇÕES ABUNDANTES, MANTER O TEMPO SECO E SEM CHUVAS DURANTE TODA A SAFRA E AINDA A UMIDADE DO AR BAIXA NA CASA DOS 30%, O QUE FORÇA AS ABELHAS BUSCAREM ÁGUA NO NÉCTAR DAS FLORES.                        

 Mas os trabalhos não param.
Há todo um CHECK-LIST DE MANEJOS E AÇÕES DE TRABALHO a serem realizados pelo apicultor durante a florada:

CONFERÊNCIA NESTES PRIMEIROS 20 DIAS DE FLORADA DA FORMAÇÃO OU PUXADA DE EVENTUAIS REALEIRAS VISANDO A ENXAMEAÇÃO E PERPETUAÇÃO DA ESPÉCIE. Em caso positivo tais realeiras devem ser eliminadas.

CONFERÊNCIA SEMANAL NESTES PRIMEIROS 20 DIAS DE FLORADA DAS MELGUEIRAS. Isso se deve a determinadas colméias que em um prazo de 7 a 10 dias serem capazes de encher uma melgueira inteira de mel. Verificadas estas super colméias novas melgueiras vazias devem ser colocadas visando manter espaço para armazenamento e crescimento. A falta de espaço levam as colônias à puxada de realeiras e enxameação.

AMPLIAÇÃO DO PLANTEL DE COLMÉIAS ATRAVÉS DA CAPTURA POR CAIXAS ISCAS. Apesar do apicultor efetuar todo o controle do apiário para evitar enxameações, as colônias selvagens instaladas no meio do mato em cupins, ocos de pau, telhados continuam crescendo E ENXAMEANDO. Muitos apicultores alegam não aproveitar enxames por caixas iscas, pelo fato das divisões artificiais suprirem a demanda por crescimento. Está certo e ao mesmo tempo errado. Até 30% dos enxames obtidos por caixas iscas são NATURALMENTE SELECIONADOS GENETICAMENTE PELA PRÓPRIA NATUREZA. Só a introdução de colônias capturadas no ambiente por caixas iscas É SUFICIENTE PARA ZERAR A POSSIBILIDADE DE CONSANGUINIDADE ENTRE AS COLÔNIAS DO APIÁRIO. Não obstante os enxames obtidos por caixas iscas chegam sedentos por crescimento ONDE EM ALGUNS CASOS CHEGAM A LOTAR OS 5 QUADROS DO NÚCLEO, 01 NINHO INTEIRO E 01 MELGUEIRA INTEIRA COM MEL  EM APENAS 20 A 30 DIAS.

REALIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE DIVISÃO ARTIFICIAIS DE COLÔNIAS. Todo apicultor profissional destina 20% de suas colônias para efetivação dos SISTEMAS DE DIVISÃO ARTIFICIAL SIMPLES, 3 CHEIROS E DEMARRÉ. Estes 20% de colônias que serão destinadas a divisão PODERÃO SOFRER ENTRE 01 DE JULHO E 30 DE OUTUBRO NO MÍNIMO 2 DIVISÕES variando o número esperado de sucesso de acordo com o método escolhido para o mesmo: DIVISÃO SIMPLES 1 EM 2; DIVISÃO 3 CHEIROS 1 EM 3; DIVISÃO DEMARRÉ 1 EM 5. Aproveite essa época para fazer crescer sua população de colônias no apiário.

ESTUDO E APRIMORAMENTO DE TÉCNICAS. Esse é o melhor período para estudo e aprofundamento de técnicas de manejo. LIVROS, REVISTAS, PUBLICAÇÕES são a melhor época para estudo dado a possibilidade de aplicação prática imediata. Não perca esta época.

TRABALHO, TRABALHO, TRABALHO meus amigos. COMO NOSSAS AMIGAS ABELHAS
Boa safra a todos e muito mel se Deus quiser. Vamos a luta!!!!!