(62) 3282-2232 (62) 3282-1489 (62) 99367-3179 (Wpp - CLARO) (62) 98202-4246 (Wpp - TIM)

Cia da Abelha - Notícias

Safra de mel 2018 - manejo - perspectivas - colheita




11. *SAFRA DE MEL 2018*

*SUDESTE - CENTRO OESTE - NORTE DO BRASIL*

*MANEJO - PERSPECTIVAS - COLHEITA*

Publicado também em:

https://ciadaabelha.blogspot.com/2018/07/safra-de-mel-2018-manejo-perspectivas.html e

https://www.facebook.com/ciadaabelha.brasil/

 

         Bom dia amigos. Bom dia a todos *SAUDAÇÕES APÍCOLAS* Entramos Julho e com ele a abertura das principais floradas do ano para as regiões *SUDESTE, CENTRO OESTE E NORTE DO BRASIL*. Plantas como *CIPÓ UVA, ASSA PEIXE, AROEIRA, CANDEIA, ANGICO, LIXEIRA, SUCUPIRA, PEQUI, VÁRIAS ESPÉCIES DE EUCALIPTO*, todas abrem floração em algum período situado entre agora, *01º DE JULHO E 30 DE OUTUBRO*. Momento de colocar as abelhas para encherem as melgueiras e sobre ninhos para, em Outubro colhermos o precioso mel.

         Se vc apicultor já vem fazendo o manejo correto nos últimos 60 dias, sabe que os meses de Maio e Junho correspondem *AO PERÍODO PRÉ -SAFRA DO CALENDÁRIO APÍCOLA*. O tripé de preparação das colméias:  *TROCA DE FAVOS VELHOS, ALIMENTAÇÃO E TROCA DE RAINHAS*  são o alicerçe e a base para garantir as colônias as condições para absorverem o que há de melhor da natureza: o valioso, rico e imperecível mel das abelhas. *A  TROCA DE FAVOS VELHOS* gera para a colméia favos claros e novos, com alvéolos largos e crescimento ao máximo do corpo das abelhas.  *A ALIMENTAÇÃO*  a base de ração em pó, proteína líquida como o  PROMOTOR L ou o  GLICOPAN ENERGY, pó de pólen e açúcar orgânico para os apiários orgânicos. *A TROCA DAS RAINHAS ESGOTADAS POR NOVAS SELECIONADAS*, que possibilita o crescimento da população da colméia para 100.000 abelhas já na entrada da safra. Estes 3 manejos se aplicados e implementados em sua plenitude possibilitam uma produtividade elevada de mel acima de *60,80, 90 quilos de mel dentro da safra principal de 4 meses que se inicia agora:  JULHO  e se estende até OUTUBRO*.

         A ampliação do número de colméias se dá com a *captura por caixas iscas*. De 100 iscas espalhadas em 01 DE JULHO há uma grande possibilidade de você apicultor capturar de *50 a 70 enxames nos 4 meses da safra*. Não há método melhor e mais barato de ampliar-se o plantel de colônias, não esquecendo entretanto que apenas 30% dos enxames capturados possuem rainhas melhoradas e novas. 70% das colônias são rainhas meia idade ou esgotadas e passados estes 4 meses da safra de mel, a partir da observação das colônias capturadas, *DEVE-SE TROCAR ESTAS RAINHAS ESGOTADAS POR NOVAS SELECIONADAS*  para que vcs entrem 2019 comum plantel numeroso de colônias capturadas com rainhas novas selecionadas.

         Não esquecer meus amigos que uma vez encerrada a colheita de mel em meados de 15 de Outubro, logo em seguida *É MOMENTO DE COLOCAR AS MELGUEIRAS CPI´S (COLETORES DE PRÓPOLIS INTELIGENTE)* e aplicar alimentação pesada para que as abelhas encham a melgueira com mel de alimento artificial para que assim tenham condições mínimas de população e nutrição para  *BUSCAR A RESINA DO ALECRIM DO CAMPO E DA COPAÍBA E PRODUZIREM A PRÓPOLIS VERDE DO ALECRIM E ESCURA DA COPAÍBA.* Sem contar que os favos puxados dessa super alimentação durante a safra da própolis *PODE-SE EXTRAIR TAMBÉM A CERA PRODUZIDA PELAS ABELHAS VINDA DESSA ALIMENTAÇÃO. CERA NATURAL DE ALTA QUALIDADE EXALADA PELAS GLANDULAS CERÍGENAS DAS ABELHAS*.

         O mercado continua carente de mel amigos. A dependência dos apicultores do entreposto para compra do mel produzido, construída pelos entrepostos voltados à exportação tornou a ampla maioria dos apicultores dependentes dos entrepostos para compra. O enfraquecimento do mercado interno, com a venda do mel produzido pelo apicultor direto ao entreposto, institucionalizado nos últimos anos como único meio de venda de mel (como se não houvessem outros) tornou a  *CADEIA COM MUITO MEL VOLTADO A EXPORTAÇÃO E POUCO MEL VOLTADO AO MERCADO INTERNO*. Poucas marcas entraram no mercado interno nos últimos anos e o consumidor brasileiro tem se visto com poucas opções de compra de mel de qualidade.  *É HORA DO SEU VIZINHO DE MURO QUE MORA NA RUA DE CIMA SABER QUE VC CRIA ABELHAS, QUE PRODUZ MEL, PRÓPOLIS, PÓLEN, CERA, GELÉIA REAL. É INCOERENTE E BEIRA A INSANIDADE APICULTORES RECLAMAREM QUE A EXPORTAÇÃO VEM PAGANDO CADA VEZ MENOS PELO QUILO DO MEL QUANDO NEM SEU VIZINHO DE MURO DA RUA DE CIMA SABE QUE VC CRIA ABELHAS E VENDE MEL*. Hora e momento de mudar esse paradigma e essa frequência de venda de mel no atacado para exportação onde cada vez mais briga-se  *PARA VER QUEM FICA POBRE MAIS RÁPIDO.*

         Somos *210 MILHÕES DE BRASILEIROS  COM UM MERCADO POTENCIAL ESTIMADO EM 200 MIL TONELADAS DE CONSUMO MEL/ANO*  estimando 1 kg de mel por brasileiro  POR ANO. Com a atual produção não atendemos nem 1/5 desse potencial estimado. Qualquer propaganda e divulgação na mídia esgotaríamos a produção total nacional em  questão de semanas. Portanto não adianta cobrar propaganda, mídia,  para o aumento do consumo de mel quando mais de 95% dos apicultores tem no máximo 50 colméias na propriedade rural com produção total de no máximo 600 kgs de mel por ano. *PIADA DE MAU GOSTO ESSES APICULTORES QUE NÃO ENXERGAM O GRANDE NEGÓCIO QUE POSSUEM EM MÃOS*, mas continuam preferindo vender  *LEITE DE VACA A 0,90 O LITRO*.   

         *PRODUZIR, PRODUZIR E PRODUZIR AMIGOS. VENDER, VENDER, VENDER, VERTICALIZAR O MERCADO, DENUNCIAR AS FALSIFICAÇÕES DE PRODUTOS NO MERCADO, IR AO MINISTÉRIO PÚBLICO COBRAR DOS MESMOS PROVIDENCIAS CONTRA A MORTANDADE DE NOSSAS ABELHAS, CORPO A CORPO COM O CONSUMIDOR FINAL*. Uma colméia de abelhas produz em produtos e sub-produtos verticalizados ao consumidor R$ 6.000,00 de produtos por ano. Qualquer 100 colméias tecnicamente criadas dentro do manejo, com a colheita de todos os produtos e desenvolvimento de uma linha de produtos e sub produtos comestíveis, que somam mais de *100 produtos ao todo rendem por ano R$ 600.000,00 de faturamento bruto; OU SEJA TRABALHANDO BEM E CORRETO DA COLMÉIA NO CAMPO PASSANDO PELA PRODUÇÃO DE TODOS OS PRODUTOS, VERTICALIZAÇÃO DA LINHA DE PRODUTOS ATÉ A GÔNDOLA,* estamos falando do  GRANDE NEGÓCIO ABELHAS que sustenta toda uma família com tranquilidade e conforto financeiros e com todo um processos de sustentabilidade da natureza como um todo.

         Mas é *TRABALHO PESSOAL.* É como alguns apicultores brincam: "-Não é melzinho na chupeta!!!". É desenvolver um grande negócio profissional, com dia o hora certos para visitação aos apiários, de estudo e *APROFUNDAMENTO REALMENTE PROFISSIONAIS DA ATIVIDADE*,  com participação em cursos de apicultura, seminários, congressos, leitura de periódicos, livros, revistas, enfim, viver o mundo da abelha em sua integralidade. *UM PASSO DE CADA VEZ*. Não seja um *APICULTOR COELHO*, que faz tudo correndo, achando que é colocar abelha hoje no mato e colher amanhã. Lembre-se que o *coelho vive apenas 7 anos.  SEJA UM APICULTOR TARTARUGA*, que faz devagar e sem atropelos todo seu trabalho e propósito de vida, com sabedoria e aquisição de experiência durante toda uma vida. *UMA TARTARUGA VIVE 300 ANOS.* Pra bom entendedor  meia palavra basta meus amigos.

         Sejam felizes e façam do *AGRONEGÓCIO ABELHAS* a razão de vossas vidas. E contem com a  *CIA DA ABELHA* na orientação de vossos projetos, no atendimento técnico através das consultorias presenciais, on line via internet, telefone ou email, através dos cursos de apicultura diversos para iniciantes, profissionais ou indústria e com a mais completa linha de materiais, equipamentos e insumos para suas abelhas.

Acesse nosso site: www.ciadaabelha.com.br e obtenha esta e outras

importantes e essenciais informações para a constituição do seu negócio apícola.

 

Um Fraternal Abraço

Armindo V. N. Junior

Apicultor e Gestor de Sistemas de Produção Apícola.

Apiterapeuta e acupunturista

Moderador da Lista Cia da Abelha

CIA DA ABELHA - GOIÂNIA/GO

REFERÊNCIA NA CADEIA DO AGRONEGÓCIO APÍCOLA DESDE 1983

www.ciadaabelha.com.br - ciadaabelha@ciadaabelha.com.br - skype: ciadaabelha

Tels: 62-32822232/62-81020918(TIM) /62-93673179(CLARO)

"Só por hoje, agradeço as minhas bênçãos...Só por hoje, não me preocupo...Só por hoje, não me aborreço.

Só por hoje, realizo o meu trabalho honestamente...Só por hoje, sou gentil com todos os seres vivos."

Sinto muito”.” Me perdoe”. “Sou grato”, “Te amo”...

Quatro frases que transformam qualquer realidade negativa. Pratique!