(62) 3282-2232 (62) 3282-1489 (62) 99367-3179 (Wpp - CLARO) (62) 98202-4246 (Wpp - TIM)

Apicultura - Onde criar?

Antes de adquirir colméias de abelhas, é necessário que se providencie o local onde elas ficarão. A princípio pode parecer uma tarefa fácil; limpa-se uma área, colocam-se os suportes e depois as colméias. Porém, existem diversos fatores que influenciam ou não no sucesso do apiário: o relevo do terreno, o acesso ao apiário, a fatal ou excesso de sol, a existência ou não de água próxima, a existência de matas e consequentemente floradas, a disposição das colméias no apiário, a segurança do apiário e a presença de outro apiários próximo ao local onde você quer instalar o seu. Todos esses fatores, aliados a um manejo adequado garantirão a fartura dos produtos na colméia. Apiário para cá. Apiário para lá.

Mas o que é apiário?

Definição de Apiário

No dicionário Aurélio encontramos a seguinte definição para apiário: "Estabelecimento de criação de abelhas". Porém, a definição de apiário é muito mais complexa e depende de muitos fatores reunidos para se ter um verdadeiro apiário: forte, racional e produtivo. Para nós, apicultores, podemos dar a seguinte definição de apiário:

"Local onde as colméias de abelhas ficam estabelecidas, numa área onde estão reunidas as condições ideais de desenvolvimento, reprodução e produção de mel, própolis, pólen e derivados".

Enquanto para boi sua casa é o curral, para o porco o chiqueiro, a galinha o galinheiro, para a colméia de abelhas, sua casa é o apiário.

Vamos então aos fatores que determinam o sucesso do apiário:

Existência de matas e floradas

Quando você instala um apiário, por exemplo, de 20 colméias, as abelhas tem uma área máxima de atuação. Essa área compreende um raio de 3 quilômetros. A partir do apiário vem qualquer direção, o que dá, em medida de área, uma extensão de 707hc. Assim, o que vai determinar a abundância de flores nãe é "aquele arbusto que dá flores e fica cheio de abelhas", mas sim, a existência de milhares deste mesmo arbusto num raio de 3 kms. Da mesma maneira, o que vai determinar a existência de floras não é "aquela matinhas que fica de uma lado daquele morro", nem mesmo o que vai determinar a quantidade grande de flores é "aqueles 20 pés de laranja e mexerica que eu tenho lá no meu sítio"; mas o que vai determinar de verdade a existência de matas e floradas em sua região são "várias matinhas nos lados de todos os morros existentes de 3kms". ou "5000 a 10000 pés de laranja e mexerica neste mesmo raio de 3kms". É claro que se a sua intenção é instalar no seu sítio 2, 3, 5 colméias, aquela pequena matinha ou os 20 pés de laranja ou aquele arbusto que dá flor de vez enquando podem ser suficientes. Mas, mesmo para estes a preocupação em ter matas deve estar no primeiro plano para se instalar um apiário.

O relevo do terreno

Confirmada a existência de matas e florestas, o próximo passo é escolher o local do apiário. A primeira coisa a se olhar é procurar um lugar relativamente e medianamente plano. Nunca instale apiário em altos de morros, meios de morros, lugares muito acidentados. O local ideal é uma área mais baixa e plana. Apiários altos cansam e esgotam as abelhas mais cedo, pois descem o morro vazias e sobem cheias de néctar e pólen. É o mesmo que colocas um saco de cimento de 50kgs nas contas e subir um morro. Você chega esgotado.

O acesso ao apiário

Confirmado o local plano para se colocar o apiário certifique-se de que o carro vá perto. Já se foi o tempo em que se mexia com abelhas instalando o apiário no meio da mata a 200 metros da estrada e se abria uma picada a facão e carregava as colméias numa padiola. Recomendamos que o carro entre dentro do apiário para facilitar a carga e descarga dos materiais e produtos. Se não houver jeito, instaleo no máximo a uns 30 metros da estrada. Caso contrário, não instale, a não ser que queira uma hérnia de disco na coluna. A principal doenã que aflinge os apicultores é doença de coluna por ter de carregar peso a grandes distâncias.

A segurança do apiário

Confirmada a existência de matas, um local plano e de fácil acesso ao carro, certifique-se de que o apiário esteja seguro e ofereça segurança. Nunca instale apiários em locais extremamente abertos, onde a grandes distâncias possa ser visto. Lembre-se de que "o que os olhos não vêem o coração não sente". Instale-o onde não possa ser visto, de preferência que você passe em frente à sede da propriedade para chegar até ele. Isso evitará que, na época da colheita, o meleiro ladrão possa roubá-lo. A distância ideal da propriedade é de 100 a 300 metros, lembrando que a defensividade das abelhas acontece num raio de 50 metros, portanto seguro para você e sua família, permitindo ainda que possa ouvir barulhos noturnos no apiário, caso ele seja assaltando. Visite sempre seus apiários, não só em períodos de revisão, mas para mostrar que está presente, interessado e cuidadoso. Vá em horários diferentes: um dia de manhã, um dia de tarde, um dia de noite; um dia de manhã e de madrugada. Mas vá. Apiário abandonado é igual terra improdutiva: ninguém é dono.

O sol na medida certa

Confirmado um local seguro, o próximo passo é o sol. Demias não é bom, pois eleva a temperatura interna da colméia, aumentando o trabalho das abelhas para resfriar o ambienta. E pouco também não é bom, pois é a quantidade de claridade e temperatura acima de 14° célsius que determinarão o início das atividades diárias. O local ideal é aquele sombreado durante o dia todo, mas que no horário entre 6hs às 9hrs da manhã tenha sol. O importante é que tenha sol, principalmente na parte da manhã.

A existência de água

Água é tudo na vida. É o que faz brotar as plantas, nascer os rios e os peixes, matar a nossa sede, enfim água é vida. É só olhar para o Nordeste e ver a diferença do que é a vida sem água. Para as abelhas não é diferente. A água é tão importante que sem ela não haveria a polonização das flores e consequentemente néctar e mel. Na época de entre-safra as abelhas chegam a carregar até 20 litros de água por semana para manter a temperatura interna da colméia. Daí a importância de tê-lo perto do apiário a uma distância de no máximo, 500 metros. Mesmo sabendo a importância da água nunca instale apiário na beira de rios, no meio de riachos ou córregos, pois em dia de chuva forte, você pode perder todo um apiário por causa de enchente.

Existência de vento

O vento é fator importante na instalação do apiário. Há regiões onde a existência de floradas é intensa, porém, o vento forte, principalmente o da manhã, seca o néctar das flores. Nas colméias, atrapalha a alça de vôo das abelhas, além de prejudicar o aquecimento das crias. É importante plantar em volta do apiário plantas que tenham muitas folhas com capacidade para protegê-lo de rajadas fortes de vonte. Em toda uma região de pasto apícola certifique-se de que o vento não irá atrapalhar.

Presença de outros apiário na região

Certifique-se antes de instalar um apiário, se existem outros apiário próximos ao local onde você quer instalar o seu. Toda região tem uma capacidade máxima de colméias em relação à quantidade de flores. Num raio de 3 quilômetros se houver 50% de matas na área este apiário pode ter 30 a 40 colméias. Porém, se já existir um apiário de 20 colméias, o máximo que você poderá instalar são de 10 a 20. Se você instalou o apiário e alguém instalou depois de você, procure a pessoa, explique a questão do controle do número de colméias, para ninguém sair prejudicado. Uma região com um numero de colméias maior que o suficiente acarreta prejuízos para você e ele, pois nenhum dos dois irão produzir o esperado.

Disposição das colméias no apiário

Confirmada a presença de floradas, um local baixo e plano, que dê acesso por carro, seguro contra ladrões, que mantenha a sua segurança em relação a eças, com o sol na parte da manhã e que não tenha outros apiários na região chegou a hora de montar o apiário e colocas as colméias. Primeiro limpe tudo, arranque todo mato, queime, passe o rastelo para retirar folhas e galhos e instale os suportes de sua escolha. Os suportes devem estar instalados de maneira que, quando as colméias se apoiarem sobre ele, o alvo esteja virado para o lado onde o sol nasce; assim, os primeiros raios de sol incidirão sobre a entrada da colméia. Existem várias maneiras de se dispor o apiário para o nascer do sol.

Em forma de ferradura, de modo que na curva da ferradura o alvado das colméias esteja com o lado para fora da ferradura e disposto de frente de frente e de lado para o nascer do sol. Em forma paralela, ou seja uma ao lado da outra com o alvado de frente para o nascer do sol. Em forma de 2 fileiras paralelas com o alvado voltado para o nascer do sol, no caso de ser um terreno um pouco inclinado; as duas fileiras devem ter uma distância mínima de 3 metros. Em forma aleatória, disposta em vários pontos do apiário, com o alvado das colméias disposto de frente ou lateralmente para o nascer do sol de acordo com a posição da colméia.

5.11 - Existência de gado próximo ao apiário

Não recomendamos a colocação de cerca em volta do apiário para proteger o gado. Os animais, ao contrário do homem, se respeitam mutuamente. Se algum boi ou cabra estiver pastando no meio do apiário, tomará 1 ou 2 ferroadas e sairá correndo, como nós também faríamos se fôssemos ferroados. Caso tenha a cerca e você tenha o azar de um bezerro entrar no apiário cercado, ao tomar as ferroadas não terá para onde correr e irá ser atacado até a morte. Um exemplo do respeito mútuo dos animais é olhar em regiões de gado e pasto que os cupins onde existem abelhas o capim cresce bonito e verde, porém, em volta está todo pisado e comido pelo gado. O animal sabe que, se ele estiver dando sopa para a abelha será ferroado. Ele é animal, mas não é "burro".

5.12 - Considerações finais sobre instalação de apiário

Mesmo observando todos estes itens, é capaz que você não ache um local onde tenha a presença de todos esses fatores. Assim, dentre eles recomendamos analisar como itens obrigatórios a segurança do apiário, a presença de florestas e matas e o acesso ao apiário. Mesmo que hajam matas maravilhosas, se não houver segurança do apiário contra ladrões, não instale. Você só terá dor de cabeça. Apiário tem de ter flor no local da instalação. Não adianta instalar apiário em regiões onde predomina pasto para boi. Abelha não é vaca.