(62) 3282-2232 (62) 3282-1489 (62) 99367-3179 (Wpp - CLARO) (62) 98202-4246 (Wpp - TIM)

Onde vender os produtos colhidos da abelha?

Todo apicultor iniciante, ao efetuar sua primeira colheita de mel fica em dúvida como e para quem vender seu mel de abelhas colhido no apiário. A ausência de referências comerciais apícolas e a ainda pouco desenvolvida Indústria apícola estimulam a comercialização inadequada dos produtos com o apicultor realizando vendas inseguras, levando “canos” de elementos muito pouco profissionais do mercado transformando o apicultor em muitos casos em um “mascate” de produtos das abelhas junto ao mercado.

O apicultor pode realizar suas vendas no atacado ou no varejo. Se no atacado, a venda acontecerá junto a entrepostos de beneficiamento de mel e outras empresas alimentícias, como as indústrias de biscoitos que compram muito mel para misturar a seus ingredientes. Há que se estabelecer contato com o “comprador” destas empresas e negociar adequadamente seu produto. Lembre-se que mel de abelhas é como outro alimento qualquer, há que se beneficiar adequadamente e em muitos casos efetuar o registro sanitário junto às esferas de governo para a autorização de venda no atacado. Lembre-se também que o produto está sujeito as leis de oferta e procura, portanto a variação de preços no atacado ocorrerá de acordo com o otimismo do mercado.

No caso das vendas no varejo o pequeno apicultor iniciante pode e deve efetuar suas vendas diretamente com o grupo de pessoas seu conhecimento. Esse é o seu público inicial, seu consumidor inicial, aquele que irá decolar suas vendas e conseqüentemente impulsionar o crescimento e a instalação de novos apiários. Não se envergonhe de oferecer seu mel e/ou seu extrato de própolis. Sugerimos inclusive que faça amostras em potes especiais de 30 gr para presentear seus amigos com um pequeno rótulo e uma folha avulsa explicando o que é o mel e suas vantagens nutricionais. Fazendo isso seguramente você alcançará melhores resultados e uma lucratividade maior por quilo de mel.