(62) 3282-2232 (62) 3282-1489 (62) 99367-3179 (Wpp - CLARO) (62) 98202-4246 (Wpp - TIM)

Apicultura - Quais cuidados?

Os cuidados principais que deve-se ter ao instalar apiários dizem respeito à segurança do apiário e a segurança para o apiário

Segurança do Apiário

O principal ponto que deve ser observado, antes de instalar apiários é ter a ciência se a propriedade rural ou aquela que se deseja alugar é uma área rural do ponto de vista da legislação. Áreas rurais, pela lei, são aquelas com áreas acima de 20.000 metros quadrados, devidamente registrados no INCRA, sujeitos a tributação por ITR, ou seja, a parte de uso e ocupação do solo não está sujeita às leis da prefeitura, mas às leis do estado e da União. Apenas áreas legalmente consideradas rurais podem receber apiários com colméias para a produção de insumos apícolas.
Terrenos com áreas inferiores a 20.000 metros quadrados, normalmente localizados em áreas de chacreamento, condomínios, supostamente vendidos como áreas rurais, não o são de fato. São densamente povoados e regularizados como áreas urbanas, sujeitas as leis de uso e ocupação do solo.
As leis orgânicas municipais em sua maioria são bastante claras não permitindo criação de animais de periculosidade em áreas consideradas urbanas, de maneira que as abelhas encaixam-se nessa lei. Observando do ponto de vista ético é válida essa determinação, pois, apesar da atividade apícola ser 100% segura quando criada dentro das técnicas de manejo, quando este localiza-se em áreas urbanas pode trazer sérios riscos ao cidadão comum causando acidentes que podem levar facilmenta à óbito. Sugerimos dessa maneira que apiários seja instalados em áreas acima de 20.000 metros quadrados como medida de segurança para o que estão próximos ao apiário.

Segurança para o apiário

No que tange a segurança para o apiário é válido saber que atualmente rouba-se de tudo, inclusive apiário; de simples meleiros a apicultores profissionais travestidos de bandidos roubam toda a produção de mel quando não apiários inteiros, investimentos de altas somas de valores sendo facilmente colocados em cima de caminhões por ladrões que dominam a técnica de trabalho com as abelhas. Para prevenir estes e outro problemas ligados à segurança para o apiário sugerimos que os mesmo sejam instalados a um mínimo de 200 metros da sede da fazenda e um máximo de 500 metros da mesmo sede, de maneira que o proprietário, caseiro, capataz ou administrados da fazenda possa sempre estar atento a tudo que acontece no apiário, principalmente de madrugada, horário em que os ladrões costumam atacar.