(62) 3282-2232 (62) 3282-1489 (62) 99367-3179 (Wpp - CLARO) (62) 98202-4246 (Wpp - TIM)

Apicultura - Retorno do investimento

A atividade de criação de abelhas é atualmente uma das melhores atividades agropecuárias do país, com elevados percentuais de lucro e um apelo ambiental muito forte, sendo a única atividade agropecuária que contempla fielmente as possibilidades de aproveitamento de áreas preservadas para produção de bens primários. Apesar disso não é uma atividade cujo o retorno financeiro seja rápido. Não por que o setor não retorne em dinheiro, muito pelo contrário, a rentabilidade é elevada e os retornos são relativamente rápidos, o grande impecilho é a aquisição de manejo experencial prático, ou seja, a prática do dia a dia como alicerçe para um grande projeto.

Para os pequenos apicultores sem problemas, instalar entre 30 e 50 colméias darão retorno do investimento aplicado, observando todas as técnicas de manejo aplicadas em um prazo que varia de 6 meses a 2 anos, dependendo da abundância de pasto apícola disponível, quando mais pasto apícola, maior o potencial de produtividade de mel por colméia, mais rápido é o retorno do investimento.

Já os médios apicultores, entre 50 e 300 colméias e os grandes apicultores com mais de 300 colméias o tempo de retorno do investimento é mais longo, pois a experiência da prática apícola com grande número de colméias é alcançada com um tempo de caminhada que varia de 1 a 4 anos dependendo muito da capacidade do apicultor em "sentir" a prática da apicultura em grande escala. Normalmente para estes o tempo de retorno do investimento dura de 5 a 8 anos.

Já para os grandes projetos acima de 2000 colméias visando a produção em grande escala para exportação o tempo de retorno do investimento pode superar os 10 anos, posto a comercialização do mel ocorrer no atacado, com baixo lucro absoluto (em reias) por quilo de mel.

O mais importante para quem está iniciando a atividade apícola é focar em estudo, leituras, participação em seminários e congressos, conversar bastante com outros apicultores, enfim, focar no principal ganho dos primeiros anos de atividade: a informação. Com informação na mão somando a esforço, trabalhando e muita persistência o retorno do investimento e a busca do tão almejado lucro é uma consequência natural da atividade.