Visite-nos no Facebook
Visite-nos no Twitter
Visite nosso Blog
Visite nosso Grupo no Yahoo

Apicultura. Como começar?

Como começar???
É muito importante para quem vai começar a criar abelhas definir toda a estratégia de trabalho. O primeiro passo reside em definir o que pretendo da atividade, ou seja, pretendo trabalhar profissionalmente ou por esporte com abelhas? Em ambas as escolhas um bom planejamento fará parte do começo da atividade, mas a grande diferença residirá exatamente no número de colméias a serem instalados. O apicultor que deseja trabalhar profissionalmente com abelhas terá como meta a instalação de um grande número de colméias para uma produção em maior quantidade dos insumos que a abelha é capaz de produzir.

Buscar toda e qualquer informação apícola é fundamental. Livros, revistas, pesquisas científicas, sites na net darão uma visão inicial sobre os rumos da atividade no país, casos de sucesso e frustração, o produto de abelhas que mais encaixa-se para produção em sua região, enfim, um panorama aproximadamente real do setor. Essas informações serão mais tarde filtradas (pois nem tudo condiz com a realidade) no curso de apicultura que o iniciante deverá participar.

Procurar outros apicultores, informar-se, saber da atividade, conhecer apiários já instalados, certificar-se de como são apiários já em produção e como os apicultores lidam com seus apiários. Essas visitas dirimirão dezenas de dúvidas para o iniciante na atividade.

Participar do melhor curso de apicultura que pesquisar e encontrar.
Não necessariamente os melhores cursos do país estão centralizados nas instituições rurais tradicionais: SENAR, EMATER ou EMBRAPA.
Estas instituições oferecem cursos básicos para apicultura em apiários escola de 20, 30 colméias ou um pouco mais que isso, mas não possuem cabedal de conhecimento para ensino de apicultura intensiva, dinâmica e prática dentro da realidade do dia a dia do apicultor.

As práticas gerenciais, de administração do negócio apícola, de ensino dos manejos para alta produtividade de mel acime de 60 kg de mel/ano/colméia, de ensino de produção comercial de própolis e pólen, além da tecnificação de melhoramento genético dos apiários são assuntos pouco ou nenhuma vez abordado nas escolas de ensino rural gerando profissionais em sua grande maioria despreparados para o ensino de uma apicultura amplificada, tecnificada e gerencial.

Normalmente os bons profissionais destas instituições já possuiam ou possuem apiários próprios com grande número de colméias, altas produtividades e conhecem de apicultura tecnificada pela experiência prática e não necessariamente pelo que apreenderam em suas escolas, quando aprenderam.

A CIA DA ABELHA oferece cursos de apicultura a mais de 15 anos.
Já tecnificamos mais de 5.000 apicultores em todo o país transmitindo todo nosso know-how adiquirido ao longo de todos estes anos desde 1983, com experiência na criação de abelhas com mais de 500 colméias, produtividade média por colméia de mais de 60kg de mel/colméia/ ano, produção de própolis para exportação e desenvolvimento prático da administração de todo esse paparato de colméias. Ao escolher a CIA DA ABELHA para seu curso de iniciação tará toda a certeza de estar optando por um dos melhores cursos de apicultura vigentes no país.

Feito o curso inicie com um máximo de 10 colméias, nunca mais que isso. Mesmo aqueles que desejam trabalhar profissionalmente com abelhas devem conter sua ansiedade, pois o principal aprendizado ocorrerá no primeiro ano de atividade, com essas 10 colméias fazendo e errando, corrigindo falhas e dando-se a oportunidade de errar com poucas, quem erra com poucas, nunca errará com muitas. E na apicultura inicialmente erra-se muito, por isso é importante cautela nas ações e no projeto para que ele cresça de acordo com sua especialização adquirida.

SEMPRE PÉ NO CHÃO!!! O SUCESSO APÍCOLA RESIDE NESSA MÁXIMA!!!

Navegando no Guia APICULTURA, a esquerda você obterá valiosas informações sobre a criação de abelhas:
onde e como instalar, os cuidados necessários, custos de investimento, enfim, tudo o que você precisa para decidir sobre a implantação ou não do seu projeto apícola.

A Cia da Abelha coloca-se a sua disposição para dirimir toda e qualquer dúvida referente ao processo de iniciação na apicultura.

Um Fraternal Abraço.
Armindo Vieira do Nascimento Junior .´.
Janaina Nicolini
Diretores administrativos e apicultores da Cia da Abelha

























Av. Parque Atheneu, Und 101, Lote 09, Sala 3, Setor Parque Ateneu (A 1 quarteirão do Ginásio do Parque Atheneu,
ao lado da Igreja Fonte da Vida, em frente à Academia Gyn)
Goiânia - Goiás
Telefones:
Telefax: (62) 3282-2232
(62) 3282-1489
(62) 8102-0918 (TIM - WhatsApp)
(62) 9180-4305 (CLARO - WhatsApp)
(62) 9367-3179 (CLARO)
(62) 8591-3119 (OI)
(62) 9868-2232 (VIVO)
E-Mail e Skype
Skype: ciadaabelha
ciadaabelha@ciadaabelha.com.br
comercial@ciadaabelha.com.br
vendas@ciadaabelha.com.br
tiagosantos@ciadaabelha.com.br
armindovnjunior@ciadaabelha.com.br janainanicolini@ciadaabelha.com.br