Visite-nos no Facebook
Visite-nos no YouTube
Visite-nos no Twitter
Visite nosso Blog
Visite nosso Grupo no Yahoo

Notícias


INFORMATIVO 04/2017 - ENFIM MARÇO E COM ELE AS FLORADAS!!! E aí apicultor? Hora de trabalhar pesado nos apiários!!!
01/03/17

ENFIM MARÇO E COM ELE AS FLORADAS!!!
E aí apicultor? Hora de trabalhar pesado nos apiários!!!
01/03/2017

Enfim chegou o mês de Março e as floradas reiniciam para quem está no Sudeste Tropical, no Centro-Oeste e em parte da região norte. As primeiras floradas do ano já começam a despontar e a entrada de mel em algumas colméias já é perceptível. Mas há todo um manejo a ser realizado neste primeiro semestre até o final do mês de Junho. Com a chegada do mês de Março todo um planejamento estratégico precisa ser realizado para o sucesso na atividade ao longo do ano, a produção com produtividade e a lucratividade com gordas sobras para o apicultor.

A safra para o sudeste tropical, o centro oeste e parte da região norte seguem o ciclo de chuvas para a região. De Novembro a Fevereiro temos o período mais chuvoso, época de entressafra para as abelhas, de fome mesmo. A safra começa no mês de Março timidamente, vai crescendo mês a mês até atingir o pico nos meses de Julho e Agosto, depois diminuindo até encerrar ao final do mês de Outubro quando reinicia-se novamente a entressafra. Entre os meses de Março e Junho é hora do apicultor preparar suas colméias para o pico da florada em Julho e Agosto. Agora iniciamos o período de preparação das caixas realizando as divisões de enxames visando aumentar o número de colméias, aplicamos alimentação abundante para crescimento da colméia e da população de abelhas, a troca das rainhas esgotadas por novas selecionadas e a troca de favos velhos e pretos por novos com cera alveolada amarelinha. É muito trabalho e por isso o mesmo deve ser planejado para que você não gaste dinheiro na hora errada ou seus custos não se vejam altos demais onerando seu lucro após a colheita do mel.

DIVISÃO DE COLÔNIAS
Caso possua colônias fortes em seu apiário você já pode efetuar a divisão artificial imediatamente. Considerando o dia de hoje, 01 de Março, e que você tenha 50 colméias fortes e populosas, faça a divisão de colônias dobrando o número de colméias para 100 enxames. Em 01 de Maio estes enxames estarão prontos para serem novamente divididos aumentando a população de famílias para 200 enxames. Portanto até o dia 01 de Julho, data que o pico das floradas inicia-se, você pode quadruplicar a população de abelhas do seu apiário. Para isso os sistemas de alimentação precisarão ocorrer com precisão.

ALIMENTAÇÃO:
Durante os últimos 4 meses os apicultores vem alimentando os enxames para subsistência para que os mesmos não morram. Agora, com a entrada do período de floradas a alimentação deve passar a condição de estimulante ao crescimento visando divisão de enxames, troca de favos velhos e introdução de rainhas novas. Sistemas de alimentação devem prever proteínas e carboidratos em abundância para suprir as necessidades das abelhas e a população de abelhas crescer. Produtos para alimentação existem vários como a RAÇÃO APÍCOLA CIA DA ABELHA e o PROMOTOR L, produtos que estimulam o crescimento das colônias nutrindo as abelhas adequadamente.

RAINHAS.
Você pode, durante os processos de divisão, optar pela puxada natural de rainhas ou optar pela introdução de rainhas selecionadas. O importante é que chegue o pico da florada em Julho com rainhas novas, aptas a realizar forte postura e fazer quadruplicar ou quintuplicar a população de abelhas em meio a safra. Dezenas de produtores de rainhas estão em processo de formação no Brasil. Procure se informar quanto aos produtores de sua região para programar a compra e assim estabelecer o processo produtivo de suas colméias.

TROCA DE FAVOS VELHOS
Favos novos facilitam a postura da rainha e mantém a colméia nova e higienizada. Manter favos pretos na colméia ou nuca trocar favos pretos por novos com cera alveolada constitui retrocesso produtivo e perda de produtividade. Toda troca de favos deve ser consorciada com aplicação de alimentação para otimizar a construção de favos e a postura quase imediata da rainha.

CALENDÁRIO MARÇO-JUNHO
• MARÇO: Divisão de enxames, aplicação de alimentação estimulante.
• ABRIL: Divisão de enxames, aplicação de alimentação estimulante.
• MAIO: Divisão de Enxames, aplicação de alimentação estimulante. Em 15 de Maio primeira troca de favos
• JUNHO: Em 01 de Junho data limite para troca das rainhas esgotadas por novas selecionadas, Aplicação de alimentação estimulante. Em 15 de Junho segunda troca de favos
• 01 DE JULHO: INÍCIO DO PICO DE FLORADAS. COLOCAÇÃO DE MELGUEIRAS.

A tecnificação para alta produtividade envolve os pontos acima citados. E por que aplicar os métodos acima explicitados? Pela forte demanda de mel no mercado interno e externo. É preciso um aumento real na produção de mel devido a demanda estimada em 4 x a atual produção nacional até 2025. O mercado está sem mel e faltam produtores dispostos a encarar esse promissor mercado de MUITO trabalho, mas também de MUITA lucratividade. Os dados acima informados foram apresentados de forma geral, para apresentar um noção do que precisa ser realizado. Mas há todo um detalhamento do trabalho, um passo a passo para atinigir as metas. O importante é lembrarmos que a hora é agora e como a apicultura está "pagando" bem com mercado aquecido mesmo com a crise econômica que passa o país, devemos investir para fazermos ou continuarmos fazendo da apicultura nossa estabilidade financeira que tanto almejamos.

Postado também no site da Cia da Abelha:
http://www.ciadaabelha.com.br/site/index.php?p=noticias
no Blog da Cia da Abelha:
http://ciadaabelha.blogspot.com.br/
e em todas as redes sociais: Facebook e Whatsapp

Acesse nosso site: www.ciadaabelha.com.br e obtenha esta e outras
importantes e essenciais informações para a constituição do seu negócio apícola.

Um Fraternal Abraço
Armindo V. N. Junior
Apicultor e Gestor de Sistemas de Produção Apícola.
Apiterapeuta e acupunturista
Moderador da Lista Cia da Abelha
CIA DA ABELHA - GOIÂNIA/GO
REFERÊNCIA NA CADEIA DO AGRONEGÓCIO APÍCOLA DESDE 1983
www.ciadaabelha.com.br - ciadaabelha@ciadaabelha.com.br - skype: ciadaabelha
Tels: 62-32822232/62-81020918(TIM) /62-93673179(CLARO)
Sinto muito”.” Me perdoe”. “Sou grato”, “Te amo”...
Quatro frases que transformam qualquer realidade negativa. Pratique!
Notícias


Av. Parque Atheneu, Und 101, Lote 09, Sala 3, Setor Parque Ateneu (A 1 quarteirão do Ginásio do Parque Atheneu,
ao lado da Igreja Fonte da Vida, em frente à Academia Gyn)
Goiânia - Goiás
Telefones:
Telefax: (62) 3282-2232
(62) 3282-1489
(62) 9.8102-0918 (TIM - WhatsApp)
(62) 9.8202.4246 (TIM - WhatsApp)
(62) 9.9367-3179 (CLARO)
(62) 9868-2232 (VIVO)
E-Mail e Skype
Skype: ciadaabelha
ciadaabelha@ciadaabelha.com.br
comercial@ciadaabelha.com.br
vendas@ciadaabelha.com.br
tiagosantos@ciadaabelha.com.br
armindovnjunior@ciadaabelha.com.br janainanicolini@ciadaabelha.com.br